domingo, 19 de fevereiro de 2012

As meninas doces de Sarah Kay



Lí uma matéria sobre os desenhos da Sarah Kay e me inspirei para escrever a historinha dela ...
Você trocava papéis de carta na escola?
Tinha aquelas pastinhas tipo vendedor, onde acomodavam todos os papeizinhos e envelopes com todo carinho? Daí era só levar pra escola e trocar com as amigas na hora do recreio! Se você têm seus 30 anos e tinha esse hábito, certamente se lembra destas imagens graciosas, destes cabelinhos encaracolados, destas roupinhas que eram um must nos anos 80…










Nascida na Austrália, Sarah Kay foi uma desenhista de cartões e papéis de carta muito famosa na década de 80, por criar uma personagem que levava seu nome. Os desenhos de Sarah Kay, eram marcados por sua atitude e formas peculiares. Eram vistos sempre de calças boca-de-sino, vestidos, jeans, blusas florais, o que retratava a moda da época.


A inspiração de Sarah Kay  para seus desenhos, veio de sua própria residência, localizada em um bosque florido, onde reside até hoje! E também tem relatos de que sua filha estava muito doente, então ela começou a desenhar para animar a menina.









A desenhista começou a distribuir seus feitos quando completou 20 desenhos, o sucesso foi imediato! Com seu carisma e talento, logo entrou no mercado europeu e ficou muito famosa.


A artista teve sua obra reproduzida em vários objetos como calendários, quebra-cabeça, cartas, papéis de carta, cartazes, álbuns de figurinhas entre outros. Era impossível não achar um local onde Sarah Kay  não estivesse presente ou sendo retratada.










Apesar de toda a fama que a desenhista possui ela não mudou seu jeito de ser por causa disso, sendo que ainda hoje conserva-se discreta e modesta.


Não há no mundo alguém que não conheça seus desenhos, e a famosa personagem que leva seu nome, muitos nem conhecem sua história, mas levam consigo cadernos, papéis de cartas, cartões, com diferentes faces da Sarah Kay!














Uma coisa muito bacana que eu adorava era observar as roupinhas que a Sarah Kay desenhava (só uma mulher mesmo pra dar conta e tanta atenção a esses detalhezinhos que marcaram época): calças boca-de-sino (último grito fashion da época), saltinhos anabela, tamancos, frentes-únicas, chapelões suntuosos, muitos babados e lacinhos. Acho que desde menina, eu já sabia que ia amar a moda! E uma moda totalmente delicada, de época! Muito interessante, espetacular isso!







Eu tenho até hoje as minhas pastas de papéis de cartas, onde guardo com todo o meu carinho e amor, uma enorme coleção dela e de tantas outras desenhistas também.


Abaixo o desenho que eu tenho, e que eu mais gosto dela:






O mais legal é saber que esses desenhos de tão femininos  e adocicados que são, foram marcados por uma época e que se você tiver uma relíquia dessas, guarde com todo o seu carinho.



Eu tenho ainda e muito bem conservado, os álbuns de figurinhas de uma coleção chamado Amor Perfeito e Amor Mais que Perfeito, completíssimos!  Seguia o mesmo contexto dos desenhos dela. ( na verdade preciso pegá-los para ver se os desenhos levam a assinatura da Sarah Kay ... )











Esse álbum Bem-Me-Quer é da Sarah Kay!  tive as figurinhas, o álbum não ...







O Fofura eu tive também, mas não completei , adorava as figurinhas dos bichinhos graciosos!







E tive também o álbum Amar é ...  ( não é esse modelo abaixo, é outro em formato de coração ) e completíssimo também!







Espero que tenham gostado dessas lembranças. Alguns álbuns dos anos 80 e 90 que marcaram uma época, fizeram história e marcaram muitos romances, pois afinal de contas, quem nunca deu uma figurinha Amar é… para aquela pessoa especial ? ou escreveu em um papel de carta decoradinho com coraçõenzinhos que você mesma fez, da Sarah Kay, para o menino mais gatinho  da escola?


Beijos doces cheios de lembranças saudosas ...

Kéribi Rodrigues 


Fonte de pesquisas: site : tofustudio.com.br; blog crisefeminina.com e blogdosvelhinhos. Imagens: reinodosgifs.net e da internet no geral.