domingo, 29 de janeiro de 2012

1 Vestido para 365 dias!

" Que tal ser fashion, ter estilo e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente?
A moda ecológica veio para mostrar e ajudar o planeta com tecidos e roupas lindas, que além de tudo são sustentáveis.
... A motivação para decisão nas escolhas das roupas, normalmente, está baseada em valores, ideias, crenças, atitudes, ou seja, às tendências adequadas às necessidades, desejos, aspirações, individualidades e personalidades dos consumidores. Há quem escolha suas roupas baseando-se em economia; assim como há quem opte pelas grandes marcas ou pelo modismo, em busca de ser aceito como o ideal do que é fashion em determinado momento".

Esse texto acima, eu tirei do meu TCC (que era o meu grupo da facul, o Summer Green) e fala sobre a sustentabilidade na moda. Isso significa unir três conceitos para nossas vidas: unir o desenvolvimento econômico, social e a preservação ambiental.

Pesquisando ontem na internet achei um projeto muito interessante, inovador e que faz toda a diferença.

Chama-se Projeto Uniforme; a história é a seguinte, de maio de 2009 a maio de 2010, a indiana Sheena Matheiken do Projeto Uniforme, comprometeu-se a usar o mesmo vestido como um exercício cotidiano de forma sustentável e arrecadar dinheiro para a Fundação Akanksha para ajudar a educação das crianças na Índia.  Ou seja, 1 vestido usado em 365 dias !


Tem um vídeo muito bacana para você se inspirar  e abusar da criatividade na composição dos looks trocando somente acessórios que é tudo de bom!




Vídeo: dê um clique acima,e observe os lindos looks. A trilha sonora é uma das minhas preferidas, anos 80 total !
( pode demorar um pouquinho para carregar mas espere que vai aparecendo)
































E somente uma curiosidade: para quem pode estar se perguntando como ela fazia para lavar o vestido?
A resposta é que ela tinha 7 vestidos idênticos no closet, um para cada dia da semana e os acessórios e badulaques eram lojas, empresas, ong´s, que doavam para compor os looks e ajudá-la a arrecadar os fundos para a instuição.

Segue o site dela para você :  http://www.theuniformproject.com/

Ela é linda e tem talento para a coisa! eu adorei a matéria e tudo o que ela fez em prol do beneficiamento da comunidade.



Esse é o vestido básico pretinho que toda mulher tem que ter!

E esse é o meu vestido pretinho, parecido ...será que eu consigo? rs

Em outro post, comentarei sobre os benefícios e outras dicas de como a moda pode contribuir bastante para o desenvolvimento sustentável.

Ah! me conte qual look você gostou mais? qual usaria?

Beijos, Ké.

Fonte de pesquisas: site theuniformproject.com, My Gloss blog e imagens da internet.